Sobre nós

logo-green

Este grupo reúne pesquisadores e estudantes de áreas diferentes, mas que têm o interesse comum de analisar as ciências numa perspectiva inter, multi ou transdiciplinar, sobretudo no que diz respeito às relações entre ciência e sociedade, e mais especificamente no que se refere à circulação do conhecimento. Por isso a escolha dos Science Studies, campo de pesquisa relativamente recente que abarca a filosofia, a história e a sociologia das ciências, e cujo foco é a ciência tal qual se faz.

Na perspectiva dos Science Studies, as ciências são práticas locais condicionadas social, material e culturalmente, mas que também são condicionantes do contexto social em que estão inseridas. Essas duas características da relação entre ciência e sociedade – condicionada e condicionante – implicam a circulação do conhecimento, quer seja na educação científica, na produção e na transmissão da ciência ou na sua divulgação. Esses quatro eixos, portanto, interessam-nos em particular.

Além de um cuidadoso estudo das imagens sobre a prática científica produzidas pelos Science Studies, que parecem trazer novas questões para o debate sobre as ciências, o grupo pretende investigar em que medida podemos fazer o mesmo em relação à realidade brasileira.

Contato: cristina_machado@yahoo.com

Página do GP de Science Studies da UEM no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq

cnpq

 Integrantes:

Carlos Alberto Mororó Silva (in memoriam)

Cristina de Amorim Machado

Elisabeth de Amorim Machado

Francine Marcondes Castro Oliveira

Gian Carlos Galhardo

José Aparecido Celório

Luzia Marta Bellini

Magda Salin Soares

Mariana Costa do Nascimento

Mayara Carrijo Mouammar

Pedro de Lima Navarro

Raymundo de Lima

Deixe um comentário