Este grupo reúne pesquisadores e estudantes de áreas diferentes, mas que têm o interesse comum de analisar as ciências numa perspectiva inter, multi ou transdiciplinar, sobretudo no que diz respeito às relações entre ciência e sociedade, e mais especificamente no que se refere à circulação do conhecimento. Por isso a escolha dos Science Studies, campo de pesquisa relativamente recente que abarca a filosofia, a história e a sociologia das ciências, e cujo foco é a ciência tal qual se faz.
Na perspectiva dos Science Studies, as ciências são práticas locais condicionadas social, material e culturalmente, mas que também são condicionantes do contexto social em que estão inseridas. Essas duas características da relação entre ciência e sociedade – condicionada e condicionante – implicam a circulação do conhecimento, quer seja na educação científica, na produção e na transmissão da ciência ou na sua divulgação. Esses quatro eixos, portanto, interessam-nos em particular.
Além de um cuidadoso estudo das imagens sobre a prática científica produzidas pelos Science Studies, que parecem trazer novas questões para o debate sobre as ciências, o grupo pretende investigar em que medida podemos fazer o mesmo em relação à realidade brasileira.
Contato: cristina_machado@yahoo.com
Página do GP de Science Studies da UEM no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq
Integrantes:
Carlos Alberto Mororó Silva (in memoriam)
Francine Marcondes Castro Oliveira
que bacana!
[…] Sobre nós […]