PIBIC 2015-6

Em 2015-6, fizemos dois projetos PIBIC, um com o Vitor e outro com a Isadora, que depois passou para o Wendell.

O projeto do Vitor, “Deixa o Darwin falar! A correspondência de Darwin e a sua interpretação da Origem“, foi um levantamento e análise preliminar de cartas sobre a seleção natural no acervo do site do Darwin Correspondence Project. Clique aqui para ver o relatório final.

O projeto da Isadora – que passou para o Wendell em novembro – , “A recepção do darwinismo na obra de Monteiro Lobato no período de 1918 a 1926: levantamento de fontes e análise preliminar“, é um levantamento e análise preliminar da obra do jovem Monteiro Lobato, época em que a eugenia estava forte no Brasil, tendo ele como figura de destaque. No entanto, Wendell já havia iniciado e, portanto, seguiu fazendo a seguinte pesquisa: “A recepção do darwinismo na obra de Cruz e Sousa: levantamento de fontes e análise preliminar“. O simbolista catarinense Cruz e Sousa talvez seja uma das referências literárias mais interessantes de um evolucionismo spenceriano e positivista, portanto não-darwinista, do final do século XIX. Com isso, o projeto sobre o Monteiro Lobato não foi finalizado, ficando para uma outra oportunidade.

Finalizada a pesquisa, eles ainda apresentaram seus resultados no Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). Depois da apresentação no EAIC, almoçamos juntos para comemorar:

poseaic2016_almocovegano1

Wendell, Cristina, Vitor e Marta

O vídeo da apresentação do Vitor já está no nosso blog. Clique aqui para vê-la. Para ver os slides da apresentação do Vitor, clique aqui:

xxv_eaic_slide