Homenagem a nosso querido e recém-falecido amigo, Carlos Alberto Mororó, que adorava chapéus panamá coloridos. Estes são alguns de seus livros, que agora fazem parte do nosso acervo.
ALEXANDRE, Agripa Faria. Metodologia científica e educação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.
ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. SP: EDUC, 2003.
BASTOS, Rogério Lustosa. Ciências humanas e complexidades: projetos, métodos e técnicas de pesquisa: o caos, a nova ciência. Juiz de Fora: EdUFJF; Londrina: CEFIL, 1999.
BRETON, Philippe. A argumentação na comunicação. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru, SP: EdUSC, 2003.
BRÜGGER, Paula. Educação ou adestramento ambiental?. SC: Letras Contemporâneas, 1999.
COSTA, Maria Luisa Furlan (Org.). Introdução à educação à distância. Maringá: EdUEM, 2009.
CREA-RJ. Plano básico de sustentabilidade para São Sebastião do Alto. RJ: CREA, 2001.
CURTY, M. G.; CRUZ, A. C.; MENDES, M. T. R. Apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses (NBR 14724/2002). Maringá: Dental Press Editora, 2005.
DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. Campinas: Autores Associados, 2008.
___. Introdução à metodologia da ciência. SP: Editora Atlas, 1985.
___. Metodologia científica em ciências sociais. SP: Editora Atlas, 1989.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. SP: Editora Gaia, 1994.
DIETERICH, Heinz. Novo guia para a pesquisa científica. Tradução de Eliete Ávila Wolff. Blumenau: Editora da FURB, 1999.
DMITRUK, Hilda Beatriz (Org.). Cadernos metodológicos: diretrizes do trabalho científico. Chapecó: Argos, 2008.
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social; As regras do método sociológico; O suicídio; As formas elementares da vida religiosa. Tradução de Carlos Moura et al. SP: Abril Cultural, 1978 (Coleção Os Pensadores).
DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. Introdução à teoria da ciência. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003.
___. Introdução à epistemologia. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
FOOT, Francisco; LEONARDI, Victor. História da indústria e do trabalho no Brasil (das origens aos anos vinte). SP: Global Editora, 1982.
GOLDENBERG, Mirian. Ecologia, ciência e política. RJ: Revan, 1992.
HEGENBERG, Leônidas. Explicações científicas: introdução à filosofia da ciência. SP: EdUSP, 1973.
HÜHNE, Leda Miranda (Org.). Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. RJ: Agir, 1997.
KUHN, Thomas S. A tensão essencial. Tradução de Marcelo Amaral Penna-Forte. SP: Editora Unesp, 2011.
LOPES, Jorge. O fazer do trabalho científico em ciências sociais aplicadas. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2006.
MOISÉS, José Álvaro et al. Contradições urbanas e movimentos sociais. RJ: Paz e Terra/CEDEC, 1978.
MORALES, Angélica et al. (Orgs.). Educação ambiental e multiculturalismo. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012.
MOURA, M. L. S.; FERREIRA, M. C. Projetos de pesquisa: elaboração, redação e apresentação. RJ: EdUERJ, 2005.
OLIVEIRA, Teresinha (Org.). Conhecimento e educação no medievo. Maringá EdUEM, 2012.
PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org.). Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.
PEREIRA, Júlio Cesar Rodrigues. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. SP: EdUSP, 1999.
RIBAS, Simone Augusta. Metodologia científica aplicada. RJ: EdUERJ, 2004.
RIBEIRO JR., João. O que é positivismo. SP: Editora Brasiliense, 1987 (Coleção Primeiros Passos).
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. RJ: DP&A Editora, 2000.
SANTOS, Theotonio dos. Conceito de classes sociais. Tradução de Orlando dos Reis. Petrópolis: Vozes, 1987.
SEABRA, Giovanni de Freitas. Pesquisa científica: o método em questão. Brasília: EdUNB, 2001.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Ensino fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba, 2010.
SEVERINO, Antônio Joaquim Severino. Metodologia do trabalho científico, 21a. edição. SP: Editora Cortez, 2000.
SILVA, Ana Cristina Teodoro da. Temporalidades em imagens de imprensa: capas de revistas como signos de olhares contemporâneos. Maringá: EdUEM, 2011.
___. Juventude de papel: representação juvenil na imprensa contemporânea. Maringá: EdUEM, 1999.
___; ASSIS, V. S.; BELLINI, L. M. (Orgs.). Experiências em metodologia de pesquisa. Porto Ferreira, SP: Editora Gráfica São Paulo, 1998.
SILVA, Claudinéia Almeida da; BELLINI, Marta. Área de proteção ambiental das ilhas e várzeas do rio Paraná. Maringá: EdUEM, 2011.
TEIXEIRA, Dourivaldo. O corpo no esporte escolar, de lazer e de alto nível: um diálogo na busca de significados. Maringá: EdUEM, 2001.
TOMANIK, Eduardo Augusto. O olhar no espelho: “conversas” sobre a pesquisa em ciências sociais. Maringá: EdUEM, 2004.
___. “Difícil é colocar no papel”: informações e estratégias para a redação de textos científicos. Maringá: Dental Press Editora, 2003.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. SP: Editora Atlas, 1987.
UEM-CCH-DFE. Cadernos de metodologia e técnica de pesquisa no. 8. Suplemento especial de Ciências Sociais. Maringá, 1996.
UEM-CCH-DFE. Cadernos de metodologia e técnica de pesquisa no. 6. Maringá, 1995.
UEM-CCH-DFE. Cadernos de metodologia e técnica de pesquisa no. 5. Suplemento de História. Maringá, 1994.
VIEIRA, José Luiz Lopes (Org.). Educação física e esportes: estudos e proposições. Maringá: EdUEM, 2004.