Em 2014 encaminhamos dois projetos de iniciação científica (PIBIC) sobre a recepção do darwinismo na UEM. Isadora ficou encarregada das entrevistas, e Vitor, do levantamento do acervo. Ela teve bolsa do CNPq e foi orientada pela Marta, ele teve bolsa da Fundação Araucária e foi orientado pela Cristina. Os projetos podem ser vistos aqui e aqui. Os primeiros resultados foram apresentados pelo Vitor na Semana de Biologia:
Para ver o resumo que serviu de base para o painel acima, clique aqui.
Depois de um levantamento do acervo da BCE e da biblioteca do Nupelia, e de um achado sobre o vestibular de 2008 em que houve uma polêmica sobre Darwin (história recuperada no seu TCC, cujo título foi “O darwinismo na UEM: estudo de caso do vestibular de 2008”), ele levantou o histórico dos vestibulares da UEM, a produção de alguns professores e do MUDI. Veja aqui o relatório final desta pesquisa, que foi apresentada no XXIV EAIC. Clique aqui para ver o resumo expandido enviado para o evento, que se realizou no final de setembro na UEM.
Enquanto isso, a Isadora fez as entrevistas com os alunos, com a professora Marta Bellini e com o professor Erivelto Goulart. Veja aqui o relatório final desse projeto, que também foi a base do seu TCC, cujo título foi “A invisibilidade de Darwin na formação dos alunos de ciências biológicas na Universidade Estadual de Maringá”, e que também foi apresentado no EAIC. Veja aqui o resumo enviado para o evento e, abaixo, um registro do primeiro dia de entrevista com a Marta:
E aqui o registro da entrevista com o prof. Erivelto:
As duas entrevistas estão no nosso canal do youtube e já foram registradas no blog aqui e aqui. Os resultados finais das pesquisas da Isadora e do Vitor foram apresentadas no EAIC/2015, evento registrado aqui.