Seminários “A ciência tal qual se faz” – a comunicação na ciência

Antes do seminário sobre o texto da Karin Knorr-Cetina, “A comunicação na ciência”, assisti a este vídeo, aparentemente o único dela no Youtube. Vale a pena conferir:

Em relação ao texto, pode-se dizer que ela entrega o que promete, que é uma imagem de ciência como processo de recepção, interpretação e transformação de mensagens. Numa trajetória que começa com a constatação de que “vivemos em sociedades de conhecimento” (p. 375-6), mas que “sabemos muito pouco acerca da ciência como prática e como cultura” (p. 376-8), Knorr-Cetina apresenta “o velho e os novos modelos de comunicação” (p. 378-80) e as “dimensões da comunicação na ciência” (p. 380-5), destacando o seu caráter público, que, entre outras coisas, implica que produção e circulação não são estanques, ambas se atravessam e se afetam mutuamente (p. 385-388). Para finalizar, ela toma como exemplo as “culturas de comunicação” em física de altas energias (p. 388-392), mostrando seus mecanismos comunicacionais de 1) eliminação de autoria individual; 2) produção de porta-vozes; 3) conversas constantes, formais; ou 4) informais; e 5) integração. Suas considerações finais destacam que “a cultura de comunicação da física apoia a auto-organização e a possibilidade de agir sem os mecanismos de organização, complexos e muitas vezes hierárquicos, que encontramos na indústria” (p. 392); e que, como já vimos no Hacking, “no interior da experiência, não acontece nada de ‘inconveniente’ para a ciência” (p. 392-3). Ou seja, há uma certa neutralidade na experiência, garantida por essas práticas de distribuição e integração do conhecimento.

KNORR-CETINA, Karin. A comunicação na ciência. In: GIL, Fernando (Org.). A ciência tal qual se faz. Tradução de Paulo Tunhas. Lisboa: Edições João Sá da Costa, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s