Seminários “A ciência tal qual se faz” – introdução

a-ciencia-tal-qual-se-fazEste ano nossos seminários discutirão o livro acima – A ciência tal qual se faz – uma coletânea de artigos de autores dos science studies, que foi organizada pelo filósofo português, Fernando Gil, e traduzida por Paulo Tunhas. Livro esgotado, não se encontra sequer nos sebos. Por isso já há no nosso Dropbox um PDF parcial, mas em breve teremos um integral.

Fernando_Gil

Fernando Gil (1937-2006)

Essa obra foi publicada em 1999 e é fruto de uma série de conferências que ocorreram em Lisboa de 1996 a 1998. Há textos de Karin Knorr-Cetina, Ian Hacking, Jim Bennett, Lorraine Daston, Peter Galison, John Ziman, Dominique Pestre, Simon Schaffer, Marcelo Dascal, Harry Collins, entre outros. Juntar todos esses especialistas num mesmo evento e num mesmo livro realmente não é pouca coisa.

Na introdução, além de apresentar os capítulos, alguns com mais, outros com menos detalhes, Fernando Gil identifica um fio da meada em todos os textos: o problema da objetividade. Ou seja, além de se aterem à “ciência tal qual se faz”, à prática científica, os autores parecem lidar com essa questão de alguma maneira, seja historicamente, seja por conta do papel da ciência no mundo de hoje, seja na articulação do empírico com o matemático, seja nos estudos de controvérsias. Enfim, a tensão entre realismo e construtivismo (relativismo) é bem tratada pelos science studies, assim denominados ao longo do livro.

Vale lembrar que, nessa perspectiva, tanto objetos científicos quanto discursos, textos e livros são produtos da norma cultural implicada numa rede de práticas sociais de um dado espaço/tempo. Isso significa que, além de serem efêmeros, locais e terem uma historicidade, sua linguagem está em fluxo e é dinâmica.

Referência:

GIL, Fernando (Org.). A ciência tal qual se faz. Tradução de Paulo Tunhas. Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s