Representar e intervir VI

Texto da Lígia sobre o capítulo “Microscópios” (p. 279-305):

microscopioTracos

Neste capítulo Hacking defende que o uso de microscópios é um argumento relevante sobre o realismo científico de entidades teóricas, inserindo essa temática no debate entre realismo e antirrealismo. Em seguida argumenta que os filósofos devem se voltar para o estudo do funcionamento dos microscópios, visto que eles podem ser utilizados como um instrumento de descobertas sobre o mundo.

Para Hacking o uso do microscópio permite ver de forma distinta do sentido comum do termo. Nesse ponto, apresenta autores tais como Maxwell que advogam uma continuidade visual entre o que é visto no microscópico e o real, e autores que rejeitam essa concepção marcando a distinção entre o observável e o inobservável, a exemplo de van Fraassen.

Hacking (2012, p. 283) instiga os filósofos que, geralmente, concebem “os microscópios como caixas-pretas dotadas de uma fonte de luz em uma das extremidades e de um buraco no qual possamos olhar na outra” a entender como esse instrumento funciona e tentar operá-lo,  uma vez que “você aprende a ver através de um microscópio fazendo, e não apenas olhando”. Além disso, essa prática não necessariamente requer o embasamento de uma teoria. Nas palavras de Hacking (2012, p. 285): “precisamos de uma teoria para construir um microscópio, mas não para fazermos uso dele”. Dessa forma, é possível encontrar técnicos altamente capacitados em reconhecer estruturas específicas no microscópio que desconhecem o corpo teórico do qual aquela estrutura faz parte.

Por fim, Hacking  (2012, p. 305) se posiciona a favor da continuidade visual,  defendendo que a microscopia permite identificar novos mundos, pelo “grande número de generalizações de baixo nível inter-relacionadas, que nos permitem controlar e criar fenômenos no microscópio”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s